A redução da taxa selic já era esperada pelo mercado justificada pela queda da inflação, à baixa dos preços das commodities e da desaceleração do ritmo de atividade econômica. “Produção industrial e inflação mostram que a temperatura da economia está baixa”, explica Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da Levante.
A expectativa maior do mercado é em relação ao comunicado do Copom e a ata da reunião. Os investidores estão em busca de indícios se o fim do corte de juros está próximo. A redução anunciada hoje trata-se do décimo sétimo corte desde quando a taxa atingiu o pico de 14,25% ao ano (entre julho de 2015 e outubro de 2016).
Quando a taxa básica de juros estava em dois dígitos, era possível ter alta rentabilidade nos investimentos de renda fixa facilmente. Hoje, os investidores precisam se empenhar muito mais para encontrar bons retornos. A diversificação nunca foi tão importante.
Veja oportunidades de investimento em Itapetininga.
O Que é Taxa Selic?
O termo significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia.
Na verdade, ela é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.
Boa parte destes ativos é comprada pelos grandes bancos. Por lei, eles são obrigados a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC.
O volume de operações bancárias em um único dia é enorme. Ao somar o montante de todas as instituições, o total é ainda maior.
Então, o BC impõe que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado. O objetivo é evitar excesso de dinheiro em circulação, que por sua vez, controla a inflação.
Para isso, as instituições fazem empréstimos entre elas. Há uma taxa de juros e também a emissão de títulos de curtíssimo prazo (1 dia).
Assim, é feita uma média ponderada e ajustada que é divulgada diariamente. Ela é a taxa Selic Overnight. No ano, ela é a taxa Selic anual.
A taxa Selic que conhecemos é a Taxa Selic Meta. Ela é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
A equipe do Copom se reúne a cada 45 dias, para decidir os rumos da taxa básica de juros do próximo período.
A taxa Selic Meta é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros.